Um dia fui almoçar com minha irmã mais jovem, que é vegana, em um restaurante nos Jardins que muito me agrada, o
Vegethus e lá começamos uma de nossas épicas conversas sobre as coisas da vida. O tema da vez era a famigerada
NATUREZA.
E então a minha irmã pergunta com sua sabedoria retórica: "O que é natureza?"
Bom, já sabia que ali passaríamos algum tempo e procurei dar a melhor resposta possível: "Natureza é a fauna; a flora e a sua interação com todos os biomas".
A inteligência da minha irmã me surpreende muitas vezes, ela é uma guerreira tranquila e serena, um pouco tímida e de feição perspicaz... sabia que aquele olhar dela dizia que eu tinha errado a resposta.
Qual a sua definição de natureza?
A definição de
FAUNA segundo Aurélio é
s.f. Conjunto dos animais de uma região: fauna brasileira.
Ora, se fauna são animais, os humanos não estão inclusos, estão?
Este foi meu erro, os humanos estão inclusos!
Somos parte integrante da natureza, mas muitas vezes em nossas atitudes cotidianas não deixamos isto transparecer. Decidimos jogar fora aquela garrafinha d'água que já está velha, então simplesmente a colocamos no cesto de lixo e pensamos "que a natureza cuide do resto", imaginamos aquele barulhento e fedorento caminhão de lixo vindo buscar nosso enorme pacote de dejetos, o esmagando e então levando para algum lixão onde - de novo - a natureza vai dar conta do recado e degradar tudo!
Ou não... Algumas pessoas são mais conscientes (graças à D'us este número vem aumentando consideravelmente) e despejam seu lixo reciclável em locais específicos onde indústrias, ONG's e outros órgãos do sistema
verde vão dar um destino mais coerente àquela garrafa indesejada por nós.
Voltamos à definição de
natureza, o aurélio nos diz:
s.f. Conjunto de coisas que existem realmente. / Mundo físico. / Condição própria, essência dos seres. / Organização de cada animal: a natureza do peixe é viver na água. / Conjunto de caracteres particulares, de disposições que distinguem um indivíduo. / Espécie, tipo: objetos de natureza diferente. // Teologia cat. Estado de natureza, estado natural do homem (por opos. a estado de graça).
Um pouco mais abrangente que a definição de fauna, não é mesmo? O homem já está presente.
Faço um convite a você, se a natureza é um mundo verde enorme que relaciona biomas, flora e fauna (e você está incluído aqui, meu caro animal racional), por que raios nós não tratamos a natureza - logo, a nós mesmos - de uma forma mais decente?
Desafio você a descobrir algo em seu dia-a-dia que poderia tornar nosso verde, mais verde.
Beijos de luz.